• Paulo Donke

Como tornar-se um monitor profissional em Day Care

Saiba como se preparar para ingressar no mercado de Day Care como um profissional



Muita gente nos procura dizendo que ama os dogos ou os animais como um todo e que teria um imenso prazer em trabalhar com eles. Mas isso é todo o necessário?

O monitor de cães é uma profissão que ainda é pouco reconhecida no mercado de trabalho, há poucas regulamentações pois é uma função relativamente nova e está em uma grade crescente. Esse rápido desenvolvimento do setor também cria uma oportunidade profissional excelente para desbravar o nicho e quem sabe ganhar o privilégio ao se posicionar de forma pioneira neste novo mercado, pois há poucos profissionais qualificados em relação ao número de empresas que prestam esse serviço. Embora muitas dessas oportunidades sejam oferecidas de forma amadora, há uma série de empresas empenhadas em desenvolver um trabalho PROFISSIONAL e para isso é necessário profissionalizar o monitor de cães também. Pra ser mais claro, o monitor de cães profissional precisa de muito mais do que amor aos dogos. A experiência pessoal de conviver com cães desde criança ajuda na desenvoltura com os bichos, mas o conhecimento cientifico, a prática dos conceitos e a vontade de aprender são fundamentais.


É necessário ter alguns CONHECIMENTOS. Nem todas as vagas precisam de experiência, mas se você já tiver algum conhecimento de qualidade você terá muito mais chances. Não há necessidade de diplomas de cursos caros pois há muita informação valiosa gratuita ou de fácil acesso. O universo do comportamento é rico em informações e está em constante atualização, e por isso é fundamental que o candidato goste do tema e esteja sempre buscando se informar. O perfil que acreditamos ser o ideal na Vila Dogo é aquele não espera a oportunidade para poder aprender e sim já está aprendendo para ter oportunidades.

Para se tornar profissional no ramo, além de estudar é importante escolher metodologias atuais e alinhada com o bem estar animal. Ainda há no mercado muitos cursos com metodologias retrogradas que ao invés de te aproximar das empresas profissionais podem te ensinar métodos que não são mais usados hoje.


Por isso a Vila Dogo reuniu algumas dicas, com várias opções de valores, para você não fazer feio nas entrevistas:


DOG DAY CARE ACADEMY – é a primeira plataforma voltada exclusivamente para o universo de Day Care. São várias dicas e informações. Alguns conteúdos são gratuitos (tem vídeo gratuito da Vila Dogo lá), outros é necessário ser assinante. O valor da assinatura é R$29,90/mês. (www.dogdaycareacademy.com.br)


TUDO DE CÃO TRANSFORMA – é uma plataforma voltada para a educação canina. Muita informação técnica de qualidade que é fundamental para a sua carreira de monitor. Assim como na Dog Day Care Academy, a plataforma oferece aulas gratuitas ou exclusivas para assinantes, oferecem bate papos ao vivo com sessão de tira dúvidas e vários desafios legais para você fazer com o seu dogo. O valor da assinatura é R$19,90/mês. (www.tudodecaotransforma.com.br)


SEMINÁRIO MANEJO DE CÃES EM GRUPO – RENATO ZANETTI

Nesse seminário você vai aprender como realizar o manejo de cão em grupo sem o uso de punições ou estímulos aversivos, entendendo como os cães, ambiente e pessoas influenciam o manejo. (https://www.caesemgrupo.com.br/)


A LINGUAGEM DOS CÃES – TUDO DE CÃO

Um dos pilares dos conceitos do trabalho com cães em grupo é a linguagem canina, é um conteúdo fundamental e que será utilizado diariamente na sua função. (https://www.tudodecao.com.br/cursos-de-adestramento)


FUNDAMENTOS DO TREINAMENTO ANIMAL – TUDO DE CÃO

Um curso que te dará uma bagagem para entender o universo do comportamento e de que forma o cães aprendem. Um curso excelente para quem quer se tornar um profissional. (https://www.tudodecao.com.br/cursos-de-adestramento)


AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL PARA CÃES EM DAY CARE – RENATO ZANETTI

Neste workshop você vai aprender quais os critérios para avaliar se um dogo está apto para frequentar um espaço em grupo e de que forma fazer. (https://www.comportamentoideal.com.br/)


FORMANDO O MONITOR IDEAL – RENATO ZANETTI

É o primeiro e único curso focado na formação de monitores. É frequentado por muitos proprietários de day care pois o foco do curso é ensinar a formar, mas acreditamos que o monitor entender os conceitos já é um grande diferencial para concorrer à uma oportunidade. O valor do curso é definido quando existe uma turma aberta, e no site você pode se cadastrar para receber informações sobre a próxima turma. (www.monitorideal.com.br)


ABC CANINO – PSICOVET

Conduzido pela Dra. Daniela Ramos e pela Dra. Juliana Gil, este workshop é completo e inovador, aliando teoria e prática em adestramento canino verdadeiramente positivo. (http://psicovet.com.br/produto/workshop-adestramento-positivo-de-a-a-z/)


WORKSHOP COMPORTAMENTAL CANINO ESSENCIAL

Um fim de semana inteiro de exposições, discussões e práticas em Comportamento Canino. Workshop conduzido pela Dra. Daniela Ramos e pela Dra. Juliana Gil. (http://psicovet.com.br/produto/workshop-comportamento-canino-essencial)


ADESTRAMENTO FUNCIONAL MODULO 1 – DANTE CAMACHO

Curso de educação de cães baseado na metodologia de trabalho DanteDogWorks. Aprenda sobre comportamento, história, educação, lazer, problemas de comportamento e obediência, através de aulas em video, áudio e textos. (https://pages.hotmart.com/m5267294i/adestramento-funcional-com-dante-camacho-modulo-1/)


LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO DOS CÃES – DANTE CAMACHO

Finalmente um curso online que mostra as particularidades da comunicação dos cães, como eles se relacionam e o significado da linguagem corporal que apresentam. (https://pages.hotmart.com/v6920236f/linguagem-e-comunicacao-dos-caes/)


O conhecimento é a principal ferramenta para você atuar como profissional, mas não é a única. É necessário que possua algumas HABILIDADES específicas.

Muitos candidatos nos dizem que buscam a vaga de monitor pois preferem trabalhar com os dogos do que com as pessoas, porém os monitores precisam trabalhar bem em equipe para ter um bom resultado. Para trabalhar bem em equipe é necessário gostar de pessoas. Se você não gosta de trabalhar com pessoas talvez a carreira de monitor não seja ideal para você. Trabalhar bem em grupo é uma habilidade fundamental.

Quando trabalhamos com um grupo de dogos é necessário estar sempre atento e focado em todas interações, e atuar de forma consciente, criteriosa e consistente. Esse conjunto é importante para que o manejo ideal seja sempre aplicado de acordo com as informações teóricas.


E para ser um profissional completo é importante sempre apresentar algumas ATITUDES essenciais. Por exemplo, para ter um manejo ideal é importante que as diversas situações do dia a dia sejam antecipadas, isso torna-se impossível com faltas e atrasos. Para ser um profissional é importante ser responsável, comprometido e engajado com a função e com os resultados da empresa. É importante tratar as situações como você gostaria de ser tratado se estivesse no lugar do dogo ou do cliente, alinhado com as regras e diretrizes da empresa. É importante ser proativo e ter iniciativa para identificar e solucionar os problemas, independente da sua complexabilidade, além de ser humilde para reconhecer quando está precisando de ajuda, pois um bom time está sempre disposto à ajudar.





Se você acredita que pode se enquadrar nesse perfil e já iniciou sua preparação, mande seu currículo para nós, acesse aqui e venha fazer parte do nosso time.



0 visualização

Vila Dogo 2014 - 2019© todos os direitos reservados. 

Somos associados

Somos certificados

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon