top of page
  • Foto do escritorPaulo Donke

Evento de Comportamento GEBEA USP


Neste fim de semana aconteceu o curso comportamental de cães e gatos organizado pelo Grupo de Estudo de Bem-estar Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, e a Allpha Pack esteve lá para conferir.

Foram  12 palestras que abordaram temas como psicanálise na veterinária, aspectos evolutivos do comportamento canino e ansiedades e distúrbios compulsivos em pets.

Queremos destacar nesse post 4 temas que achamos super interessantes para todos nós:

Criação Adequada de um Filhote do Mestre Renato Zanetti (Dog Solution)

O Renato explorou um pouco sobre as necessidades comportamentais dos nossos cães ainda filhotes. Os primeiros meses de vida são cruciais para oferecermos as necessidades e estímulos ideais para que o cão se desenvolva equilibrado e obediente. E um dos principais exemplos sobre essas necessidades e estímulos é sobre sociabilização. O mais comum atualmente é isolarmos os cães por conta do período de vacinas nos meses mais importantes do aprendizado dele o que muitas vezes implica em problemas comportamentais futuros. Imagine com a cabeça do cão: Você é retirado de sua família com 45 dias geralmente, daí em diante perde o contato com os irmãos e outros cães, depois disso você só volta a ter contato com outros cães ou pessoas após 90 dias, geralmente em uma situação estressante. Claro que a falta de prevenção com as vacinas não deve ser descartada, mas há alternativas em ambientes controlados na qual estamos preparados para receber aqui na ALLPHA PACK. Se você tem um filhote e quer saber como oferecer os estímulos ideais e com segurança, entre em contato conosco.

Comunicação entre o Cão e o Ser Humano / Emoções da Mestra Carine Savalli

A Carine apresentou uma série de resultados em pesquisas que foram recém publicadas onde foi possível comprovar que os cães são capazes de ler e compreender as nossas emoções. Este assunto já é abordado como certo há algum tempo, mas a comprovação cientifica foi conquistada somente neste ano. Ela apresentou que a forma como os cães leem nossas expressões é semelhante com a maneira que nosso cérebro lê as situações. Como o homem desenvolveu outras formas de comunicação além das expressões corporais, perdemos um pouco o elo desse tipo de linguagem, mas os cães estão sempre dispostos a entender o significado de nossas expressões.

Terapia Esportivas para Animais Hiperativos do Adestrador Leonardo Ogata (Tudo de Cão) O Leonardo apresentou algumas opções de treinamento e recreação para cães com bastante energia. O mais legal para destacar pra vocês desta palestra é sobre as necessidades básicas dos cães. Segundo ele, antes de tentarmos encontrar um motivo para um comportamento indesejado, devemos identificar se oferecemos as condições mínimas necessárias os cães, e são elas:

Necessidades Físicas: Seu cão tem uma carga de exercícios suficientes para ter uma vida saudável? Quantas vzs por semana você o nota cansado após uma atividade?

Necessidades Mentais: Seu cão aprende? Ele sabe obedecer algum comando? Ele tem atividades que o estimulam a raciocinar com brincadeiras ou brinquedos educativos?

Necessidades Sociais: Seu cão convive com outros cães? Ele sabe convidar ou ser convidado para uma brincadeira? Com quantos cães ou pessoas seu cão se relacionou na ultima semana? Compare com você!

Alimentação Adequada: Seu cão é seu melhor amigo, ele fará tudo o que puder fazer por você. Ofereça sempre a alimentação de melhor qualidade que você possa oferecer.

Expressividade dos Cães e suas Aplicações da Dra Carolina Rocha (Pet Anjo).



Palestra onde foi apresentado e discutido a linguagem canina por meio da expressão corporal. Um tema que nos encanta bastante, já que esta observação faz parte de nossa rotina diariamente, e fundamental para os tutores que desejam melhorar a comunicação com os seus cães. Destacamos aqui um quadro disponibilizado pela palestrante bastante interessante e que resume um pouco a mensagem desta palestra. Um dado interessante destacado pela Carolina: Os cães são capazes de emitir cerca de 50 sinais comunicativos em 10 segundos.

Agradecemos aos organizadores e palestrantes pela oportunidade de aprender um pouco mais.

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page