• Paulo Donke

Oficina de Aprendizado Continuo com Carolina Jardim

Atualizado: 21 de Set de 2019

Este mês lançamos um novo projeto aqui na Vila Dogo. À partir de agora, todos os meses serão temáticos para nosso time, clientes e seguidores. Apresentaremos uma referência do ramo pet para abordar temas do dia a dia da Vila Dogo e o dia a dia na rotina de vocês.

E pra entender melhor, queremos te apresentar tudo o que rolou agora em setembro. A nossa convidada escolhida para estrear esse espaço tão especial foi a Carol Jardim, idealizadora da empresa Turma do Focinho e que já está no mercado há mais de 10 anos, para dois debates importantes: Inicialmente um debate na Live do Instagram para falar sobre 'manejo de cães em casa' e na sequencia um encontro com toda a nossa equipe e em parceria com o time do Quintal da Maya, para um treinamento exclusivo para Monitores de Day Care. Fica de olho nesse post pois vamos contar todos os detalhes para vocês, bora?


Mas que ideia é essa Vila Dogo? Aqui nós sabemos da importância do aprendizado contínuo. O mundo está cada vez mais mergulhado em conteúdos de fácil acesso e que sofrem atualizações constantes, e essas informações estão cada vez em maior circulação pela era da internet. Conscientes deste momento, é comum que os integrantes do nosso time nos representem em treinamentos técnicos do mercado, ou trazemos outros profissionais de referência para treinar os nossos monitores por aqui mesmo, como já fizemos outras vezes.

Muitos conceitos que utilizamos hoje surgiram de estudos recentes e que nem sempre estão entre os que mais circulam por aí, muita informação ultrapassada ainda arrasta multidões nas redes e praças, embora esse cenário esteja melhorando.

Da mesma forma que buscamos capacitar e atualizar nosso time, queremos fazer o mesmo com nossos clientes e seguidores. Sempre buscamos a melhor maneira para transmitir esses conteúdos técnicos no dia a dia, seja para quem para na recepção pra conversar ou pra quem está acompanhando as nossas postagens. Foi buscando como traduzir os nossos constantes aprendizados para uma linguagem simples e fácil de aplicar no dia a dia que surgiu a ideia de criar a Oficina de Aprendizado Contínuo. Queremos que a mesma referência do mercado que ensina para o nosso time também passe a ensinar você. Assim você vai ter duas oportunidades. Uma delas é de ter acesso a informações cientificas na visão de diferentes pessoas com capacitação e outra será de conhecer boas referências no mercado pet que podem te ajudar ou ajudar alguém que você conhece. E assim fizemos de setembro o mês de estreia com a Turma do Focinho.


E quem é a Carol Jardim?

A Carol é formada em psicologia e antes de trabalhar com comportamento canino, trabalhou com o comportamento humano, atuando com educação por 10 anos em comunidades formando jovens e professores. Passou a mergulhar no comportamento canino em 2008, após adotar a Magali, sua dálmata surda e cheia de desafios para se comunicar. Não preciso nem dizer que essa a barreira das limitações físicas foi quebrada por essa dupla e hoje a Magali é um case de sucesso servindo de exemplo para muitos tutores que passam pela mesma experiência, né?

Essa história não foi do dia para a noite, após a adoção a Carol mergulhou nos livros e conteúdos sobre comportamentos dos cães por conta própria, até finalmente se tornar especialista em comportamento animal em 2016 pela UNIFEOB. Só pra ajustar a linha do tempo, os títulos de especialistas em comportamento de animais são extremamente recentes aqui no Brasil, a Carol se formou em uma das primeiras turmas, antes o mercado não oferecia essa opção de formação, embora os amantes do tema já estudassem há muitos anos, como a Carol.

A Carol Jardim ficou mega conhecida pelo trabalho que desenvolveu com técnicas para se comunicar e se relacionar com cães surdos, sempre com foco em Bem-estar.

Hoje ela oferece consultorias comportamentais para tutores de cães à distancia e presencialmente (que ela intitula 'formação de tutores profissionais'), educação de filhotes e consultoria para a formação de profissionais do setor (incluindo o treinamento de equipes para o day care, que você vai entender mais para baixo).


Primeiro a conversa foi com os tutores. No dia 04 de setembro, Paulo Donke (que aqui os escreve) e Carol Jardim entraram ao vivo no Instagram para um debate sobre 'Manejo de Cães em Casa', respondendo algumas dúvidas e desmistificando às questões enviadas pelos seguidores.

A Carol fez orientações sobre como criar uma rotina para o cão que fica sozinho, como lidar com os pedidos de atenção do dogo, como preparar o seu cão para receber as visitas, o que pensar na rotina de casa quando o cão já frequenta um day care, como mudar os hábitos dos cães em casa, qual é o melhor ambiente para deixar o dogo sozinho, os riscos em deixar o dogo no quintal da frente de casa com vista para a rua, e até como lidar com cães que chegaram a pouco tempo. A live do instagram nos permite uma conversa de 1 hora, mas era papo pra uma noite toda.

Segue o vídeo pra você acompanhar na íntegra:


E com a equipe da Vila Dogo, como foi? A oficina foi super motivadora, abordamos todos os temas importantes para o trabalho com cães em grupo por meio da ótima didática da Carol. No primeiro dia falamos sobre a história dos cães e a polemica relação com os lobos, os antigos mitos sobre como devemos manter nossa relação com os dogos, métodos científicos sobre aprendizagem canina, a importância sobre trabalhar com cães livre de punições, intimidações e coerções, repertório de comunicação dos cães e sinais de linguagem e alguns exercícios de vivência prática com a nossas hóspedes Xispi e Maya. No dia seguinte a Carol abordou temas focados em cães em grupo como o manejo de situações cotidianas e quais as atividades e treinos mais importantes no day care, falamos sobre bem estar, rotina, enriquecimento ambiental e muitos outros exercícios de vivência com a Maya e a Tupi.



Tivemos a oportunidade de compartilhar o ambiente de aprendizado com a nova equipe do Quintal da Maya, uma outra empresa que oferece o serviço de Day Care e que esta iniciando no mercado também com foco em Bem-estar. Acredito que a troca de vivências foi super enriquecedor e contribuiu para que o debate fosse do discurso óbvio à troca de ideias com muita qualidade. Agradecemos a Mari e toda a equipe do Quintal pela experiência.



Como e quando a Carol pode te ajudar?



Se você é tutor de dogo: Como informamos acima, a Carol trabalha com consultoria comportamental para tutores de cães on-line e presencialmente, auxiliando na solução de diversos problemas comportamentais com muito profissionalismo e competência. Se seu cão apresenta alguns problemas de comportamento e você não sabe o que fazer, com certeza uma conversa com a Carol vai te dar uma ótima luz. Esse trabalho é dividido em 3 etapas. O envio de um questionário sobre detalhes do seu cão ou gato como rotina, hábitos e comportamento. Na próxima etapa é agendada uma conversa virtual de aproximadamente 90 minutos para apresentar as melhores técnicas para solucionar o problema e por fim o acompanhamento via WhatsApp para avaliação da evolução do animal. As consultas podem ser de acordo com a sua disponibilidade (semanais, quinzenais, mensais ou até uma consulta única). Há também a modalidade desse serviço de forma presencial ao invés dos encontros virtuais, e é claro depende da disponibilidade e logística entre a Turma do Focinho e a sua casa.

Mas se você não tem nenhum problema de comportamento com o seu cão ou está pensando em receber um filhote, as consultorias são ainda mais recomendadas pois assim você consegue planejar e oferecer o melhor possível sem precisar que os comportamentos indesejáveis comecem a aparecer.


Se você é ou quer ser profissional do ramo pet: Dog Walker, Pet Sitter ou Treinador de cães (adestrador), procure aprender com pessoas gabaritadas e com metodologias que fazem sentido com os estudos científicos mais recentes. E a Turma do Fucinho pode ser uma excelente opção para você. Ela faz as orientações de forma on-line e vai acompanhando a sua evolução por fotos e vídeos que você encaminha por WhatsApp.


E se você tem um equipe para trabalhar in loco: Leve a Carol para falar para a sua equipe, recomendamos tanto o conteúdo quanto a didática e exposições que ela apresenta. Nosso trabalho precisa ser sempre pautado por métodos atualizados mas não deixa de depender da interpretação individual de cada um, e para isso didáticas diferentes contribuem muito com a absorção do aprendizado de cada pessoa. Este módulo foi o trabalho que realizamos com a Carol e por isso assinamos em baixo, sua equipe com certeza saíra muito mais consciente e motivada!


Se você quer saber mais sobre qualquer um desses serviços, acesse www.turmadofocinho.com.br, envie um e-mail para turmadofocinho@gmail.com, ou entre em contato pelo WhatsApp pelo número 16 99765-1871.


Gostaríamos de agradecer à Carolina Jardim, à Mariana e toda a equipe do Quintal da Maya e todo o time da Vila Dogo e à Xispi, Maya e Tupi que foram nossas queridas cobaias neste fim de semana. Obrigado pela experiência, oportunidade e dedicação de vocês.




E agora quais são as próximas novidades?

E não para por aí mesmo! Como informamos anteriormente a nossa oficina de aprendizado será mensal e com novidades em breve. Pra dar um spoiler pra você se programar para outubro com animação, fique sabendo que o tema será Filhotes e o profissional convidado para abordar o assunto será um verdadeiro embaixador sobre o ele: Luíz Henrique Venâncio, fundador da Pet Moderno. Você tem um filhote em casa ou tem um amigo passando ou pensando em passar por essa experiência? Dá uma força para ele, pro filhote e pra gente, compartilha esse post! Aproveita também etambém add a @viladogo no instagram e acompanhe todas as próximas novidades!Por aqui já estamos empolgados! Fique esperto e não perca!

0 visualização

Vila Dogo 2014 - 2019© todos os direitos reservados. 

Somos associados

Somos certificados

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon