top of page
  • Foto do escritorPaulo Donke

Petxp - O primeiro mega evento petfriendly do Brasil

Durante todo o ultimo fim de semana, entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, aconteceu no São Paulo Expo o primeiro mega evento para tutores do mercado Pet.

O evento foi organizado pela Petz, e teve a participação de diversos patrocinadores renomados como a Royal Canin, Ceva, Pet Society DogShow, Guaiba, Pet Games, Tudo de Cão e Wellfelis e é claro que a Vila Dogo foi lá conferir como foram as diversas atrações oferecidas na feira para contar pra vocês.





Assim que chegamos no espaço demos de cara com a pista do Dog Show, criada para a apresentação dos cães de exposição organizados pela Confederação Brasileira de Cinofilia. Este mesmo espaço também foi utilizado para apresentações da Comissão Brasileira de Agility com integrantes da Seleção Brasileira de Agility. Um tapete vermelho improvisado em um espaço amplo não parecia adequado para a atividade e por isso as apresentações dos cães não foi no mesmo nível de competições por aí, mas foi ótimo para apresentar para aos visitantes como funciona o esporte. É muito legal ver como as pessoas se surpreendem ao perceberem os cães superando os desafios com tanto prazer.


Também vimos uma área de Dog Spa, organizado pela Pet Society, com banho a seco, massagem nos cães e muitos profissionais groomers renomados.


O Dog Play com certeza foi um dos favoritos para os visitantes, um espaço amplo com piscina de bolinha, labirinto, túnel, tinha até boliche além de muitas fotos bonitas pro insta!


Na Área Garden muita informação legal sobre paisagismo e dicas pra ajudar você a cuidar do jardim ou daquela hortinha orgânica com profissionais experientes da área.


Um outro espaço que todo mundo queria conhecer é o Cat Xp, a simulação de um ambiente dentro de casa adaptado para as experiências felinas, com quantidade de visita controlada e muito bem protegido para os gatos e cheios de filhotinhos para brincar e esteve sempre cheio de interessados. O mais legal desse espaço é que além de você se divertir com os gatos, você também podia se encantar com eles e levar pra casa, pois eles estavam pra adoção =)


Também vimos um estúdio de tatuagens, cheias de Flash Tattoos temáticas sobre pet pra você fazer na hora. Se você estivesse com o seu pet, era possível fazer um retrato dele ou marcar a pegada da patinha dele na própria pele.


Pra mim, o espaço Talks foi uma das atrações mais legais. Um palco no meio da galera com profissionais renomados discutindo temas do dia a dia dos nossos pets. Leonardo Ogata, Juliana Damasceno, Thamires Pacheco, Leandro Oshiro, Juliana Sant'Ana, Debora Paulino, Renato Zanetti, Carla Ruas e muitos outros cheios de temas legais.


Um espaço pra você se exercitar junto com seu cão também tinha, o espaço Pet Fit montou um circuito com diversas atividades pra você e pro seu cão, é o "Crossfit Pet" organizado pela Crossfit Saurus.


As grandes apresentações do evento aconteceram no Espaço Cinema, um auditório montado no evento com apresentação de filmes e diversas celebridades do ramo pet como a Penélope Nova (apresentadora oficial do evento), o pessoal da Wind agência que recruta animais para contracenar em filmes e comerciais e a presença do ator que fez o papel do Floquinho no filme da Turma da Mônica apresentando os seus truques, Alexandre Rossi, Julinho Casares, Isa Gateira, Halina Medeiros, Marcio Attala, Celso Zucatteli e até a apresentação internacional do mestre dos felinos Jackson Galaxy. Todas as apresentações tiveram bastante interessados.


Um corredor em um carpete vermelho montado pra você desfilar e tirar fotos com seu pet como se fosse uma verdadeira estrela de Hollywood, foi assim o espaço Pet Red Carpet.


Também teve espaço para adoção de cães de abrigo e uma exposição bem legal de fotos do projeto Moradores de Ruas e Seus Cães contando um pouco sobre como a relação entre a nossa espécie e os cães são incríveis em qualquer situação.


Para os profissionais que trabalham com foco no bem estar dos animais, um evento de porte grande com animais é sempre uma incógnita pois será um encontro de muitos dogos desconhecidos. É impossível em um evento pet deste tipo prever como se comportarão os visitantes caninos já que nem todos são bem socializados ou habituados com uma situação desse tipo, e em muitas vezes os tutores não tem a consciência sobre as emoções do próprio cão. Essa soma de circunstâncias torna todo o bom andamento do evento imprevisível.



Aquela primeira impressão do risco de bagunça não se concretizou, pois os organizadores acertaram em cheio ao apresentar uma parceria com a empresa de soluções comportamentais Tudo de Cão. Com uma equipe extensa, preparada e sempre disponível, os treinadores da empresa prestaram uma excelente assistência para todos os visitantes durante as diversas situações ocorridas durante o evento.

Algumas regras também foram estabelecidas, como não permitir que cães andassem soltos sem guia, tornando um ambiente com cães e gatos por todo lado bem harmônico.


O evento foi agradável, a impressão é de que o pessoal gostou de participar. Eventos assim são importantes pois geram conteúdo e com isso bastante informação para os tutores além de criar uma experiência nova que as pessoas possam aproximar ainda mais a relação delas com seus pets. Já estamos ansiosos pela próxima edição.

177 visualizações0 comentário
bottom of page