top of page
  • Foto do escritorPaulo Donke

Seminário Bem-estar Animal na Real

Atualizado: 24 de jun. de 2019


Aconteceu nos últimos dias 7, 8 e 9 de junho, no Hotel Nikkei em São Paulo (e com a participação do time da Vila Dogo) o seminário Bem estar Animal na Real (www.bemestaranimal.com.br). Veja como foi.



Esta que é a segunda edição do evento, que teve sua primeira edição em 2018 com o nome de Enriquecimento Ambiental na Real. No ano passado o tema central do evento foi a importância de Enriquecimento Ambiental na vida de animais cativos e domésticos e técnicas para aplicação e avaliação dos conceitos. Foi um passo importante na profissionalização do manejo de cães dentro do ramo Pet. Com a iniciativa, cultivou-se a ideia de criar o evento anual para promover a publicação do livro Bem Estar Animal que está sendo escrito pelos profissionais que encabeçam a ideia.


Neste ano o tema central do encontro foram os 3 pilares da Terapia Comportamental e a importância do elo entre eles na resolução de problemas comportamentais.

Esses 3 pilares são:


1. Manejo Ambiental, que nada mais é do que oferecer alternativas e oportunidades dentro do ambiente na qual o cão está inserido, promovendo seus comportamentos naturais e consequentemente a produção de neurotransmissores ligados ao Bem estar. Quando pensamos em Terapia Comportamental para Cães, é com este pilar que os a Vila Dogo atuam comportamentalmente na vida dos nossos dogos. A nossa parceira Ana Paula Astrulakis, idealizadora do Play Dog em Ribeirão Preto foi a responsável por apresentar as melhores práticas para promover o Manejo Ambiental ideal, seja em um ambiente como o Day Care da Vila Dogo ou em casa.


2. Modificação Comportamental é na verdade o grande trabalho dos treinadores comportamentalistas. A treinadora Carolina Jardim da empresa Turma do Fucinho fez sua apresentação sobre como é possível mudar o bem estar dos cães com exercícios de treinamento na rotina do cão e do dono, e o quanto essa relação pode evoluir com a melhora na comunicação entre os indivíduos. Leonardo Ogata, idealizador da Tudo de Cão, fez também sua apresentação mostrando o quanto o Treinamento Positivo pode ser benéfico nessa relação. Léo apresentou como ele acredita que devemos enxergar os cães nessas situações: com compaixão.


3. Psicofármacos e Feromonioterapia é sem dúvida o pilar mais recente desse universo do comportamento. Uma nova área, conduzida apenas por Médicos Veterinários especializados em comportamento. Este pilar do bem estar tem o objetivo de auxiliar cães com dificuldades emocionais na administração de medicamentos que contribuirão na produção ou inibição dos neurotransmissores responsáveis pelo desequilíbrio emocional em questão. Uma alternativa muito bem vinda para casos mais graves e crônicos que há pouco tempo recebiam poucas alternativas além da eutanásia. Este tema foi apresentado pela Dra Veterinária Lígia Panchão da empresa Pet no Divã e pelas Dra Veterinária Daniela Ramos e Juliana Gil do Centro Psicovet.


Todas exposições foram conduzidas pelas nossas grandes referências como Cristiane Pizzutto, Médica Veterinária, MSc, PhD Professora da FMVZ-USP e Presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SP. E pela Dra Juliana Damasceno​, Bióloga, MSc, PhD e Fundadora da WellFelis, primeira empresa especializada exclusivamente em Comportamento e Bem-Estar para Felinos e pelo Renato Zanetti, mestre em comportamento e idealizador da Dogsolution. O evento foi organizado pela empresa Petgames, representado pelo seu Presidente Dalton Ishikawa.


E a Vila Dogo esteve lá presente e atuante na organização e realização do evento. Nos sentimos orgulhosos em poder fazer parte e contribuir com essa transformação cultural em que estamos mudando a relação com nossos cães. Temos certeza que ainda é um movimento inicial e nós, cães e humanos, como espécie, ainda teremos muito a lucrar com esses avanços. Que venham os próximos.



242 visualizações0 comentário
bottom of page