top of page
  • Foto do escritorPaulo Donke

Festival Kukur Tihar, uma homenagem aos cães

Você já ouviu falar de Tihar?


Tihar é um festival de celebrações anual que acontece na cultura Hindu por 5 dias, todos os anos. Cada um desses 5 dias é reservado para diferentes homenagens, que variam conforme a região.

No Nepal por exemplo, o primeiro dia é conhecido como Kaag Tihar, uma homenagem aos corvos. Os corvos são considerados mensageiros dos Deuses e recebem comida e oferendas pelo telhado das casas.

O segundo dia é conhecido por Kukur Tihar e quem recebe a homenagem, graças a sua lealdade, são nossos amigos caninos. Eles são embelezados com guirlanda de flores, tintas para embelezamento e farta comida. Os Hindus acreditam que os cães também são mensageiros dos Deuses.

Já no Gai Tihar, no terceiro dia,  quem recebe as adorações são as vacas, que simbolizam a riqueza, já que o povo Hindu usa o leite, o esterco e até a urina das vacas como forma de purificação, são animais sagrados por lá. Nesse dia as vacas também são enfeitadas e recebem alimentação de primeira qualidade.





No quarto e no quinto, Gobardhan Pujadia e Bhai Tika respectivamente, ​​​​são Deuses específicos que recebem homenagens com os povos enfeitando suas casas com tintas, luzes e fogos de artifícios.​​

Infelizmente nossa cultura ocidental não tem o costume de homenagear a nossa mãe natureza, mas nós vamos trazer homenagens que ela recebe pelo mundo todo e vamos compartilhar com vocês.

E como o blog aqui é para a cachorrada, fiquem com as imagens do Kukur Tihar:









76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page